TRANSPARÊNCIA

Para mobilizar, sempre partimos da ideia de respeitamos e valorizarmos cada pessoa e seu conhecimento. Defendemos o diálogo e a democracia em todas as situações pois TODOS tem muito à ensinar, uns aos outros. Por isso, atuamos de forma não leviana ou abstrata: cada pessoa é ÚNICA e tem seu direito de se expressar. Por isso, convidamos à todos que desejarem ter seus textos ou ideias publicadas em nosso BLOG, participem!

 

É dessa união que construiremos, sem dúvida alguma, uma sociedade melhor e mais HUMANA.

2010 ~ 2018 © ClaudioDiMauro.com.br   TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 

desenvolvido por

 UM POUCO DO MUNDO, PELOS OLHOS DE CLÁUDIO

da Redação

Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2016

Sem matérias relacionadas

EM MILÃO, ITALIA, O PRIMEIRO FINAL DE SEMANA DE 2016

Cláudio Antonio Di Mauro – Diretamente de Milão, Itália

 

   A PIAZZA DUOMO se localiza a Igreja Central de Milão, dedicada à MARIA, mãe de Jesus. A arquitetura é extraordinariamente bela e seus adornos merecem horas de observação. Esculturas talhadas em rochas localizadas em todo o contorno de Igreja.


   No final de semana, dezenas de barracas com artesanatos, comidas típicas italianas, especialmente, queijos, salames e outros embutidos, roupas, gravuras de arte. Algo que merece muitas observações. O Museu DUOMO se localiza em frente à lateral da igreja. Enfim, Milão é extaordinariamente bela e de fácil circulação, a partir do suas excelentes linhas de Metro.

clique nas imagens para amplia-lás

MERCADO DE MUNICÍPIO ESPANHOL

Cláudio Antonio Di Mauro – Diretamente de Pontevedra, Espanha

 

   Gosto muito de conhecer as Feiras e Mercados das cidades.

 

   Nela encontramos o povo local circulando pelas bancas, comprando e escolhendo os alimentos e objetos que lhes interessa. isso permite identificar os gostos desenvolvidos no local. Os comerciantes também são pessoas que vivem e produzem no município e na região.

 

   Bancas para venda de peixes e diversidades de mariscos. Bancas para venda de carnes e miúdos de gado, porcos e frangos.Verduras produzidas nas hortas locais. Frutas regionais e importadas. Encontramos melão importado do Brasil, produzido no vale do rio São Francisco. Pessoas, culturas, tipos de pequena cidade espanhola. Os comerciantes e produtores com os quais dialogamos, informam que o Mercado está muito bem e melhorando a cada dia.

clique nas imagens para amplia-lás

A ARTE CONTANDO A HISTÓRIA REGIONAL DE GALÍCIA

Cláudio Antonio Di Mauro – Diretamente de Galícia, Espanha

 

   Em telas e em esculturas a história vai sendo contada em 4 pavimentos do Museu Regional da Galícia.

 

   Há obras de artistas Galegos e de outras partes da Espanha. As telas e painéis retratam períodos dessa história. As telas em forma de feições humanas e retratos são perfeitas. A Santa Ceia é dos anos 1700. Nas esculturas há trabalhos feitos em pedra (rocha) e em metal.

 

   O Museu Deputación Pontevedra merece ser visitado. Aprendemos muito.

clique nas imagens para amplia-lás

O DIA DE REIS MAGOS, NA ESPANHA

Cláudio Antonio Di Mauro – Diretamente de Pontevedra, Espanha

 

   Em Portugal com menos intensidade, mas com especial atenção para a Espanha, a comemoração do dia dos Reis Magos, em 6 de janeiro é algo inusitado para nós brasileiros. As comemorações se iniciam no dia 05 com a chegada dos Reis Magos.

 

   Eles recebem todas as crianças e cumprimentam cada uma delas. Arautos anunciam a chegada. É uma festa para as crianças e suas famílias. No anoitecer realiza-se um lindo desfile pelas ruas das cidades.Madrid é considera a primeira em quantidade e qualidade dos desfiles.

 

   Em Pontevedra, a festa é linda. Toda a população municipal vai para as ruas.As crianças participam intensamente. Carros alegóricos passam jogando balas e caramelos para quem está assistindo o desfile, mais uma vez, com especial atenção para as crianças. O desfile é denominado de Cabalgata. AS CRIANÇAS SÃO AS GRANDES PERSONAGENS HOMENAGEADAS.

 

   É de fato uma festa familiar incorporada à Cultura.

 

   Ao invés de festejar o Papai Noel que para os espanhóis não tem importância, preferem comemorar personagens que consideram terem de fato existido, Gaspar, Baltasar e Melchior que foram se encontrar com jesus, em seu nascimento. Em Pontevedra é garantido que nos dias 05 e 06 de janeiro haverá chuvas. As famílias vão para as ruas, levando suas crianças em carrinhos de bebês, com seus guarda-chuvas (aqui paráguas). Ninguém tem medo das chuvas. No dia 06 as se reúnem em casa para comer e conviver.

 

   Fiquei empolgado com a cidadania desenvolvida.

 

   E mais, festas de baixíssimos custos financeiros. Desfilam carros alegóricos muito simples que lembram os corsos dos antigos carnavais brasileiros. Seguindo os últimos personagens do desfile, passam os carros e o pessoal da limpeza pública. Em menos de uma hora a cidade está novamente limpa.

 

   Irretocável!

clique nas imagens para amplia-lás

LINDA VISITA EM BRAGA, PORTUGAL

Cláudio Antonio Di Mauro – Diretamente de Braga, Portugal

 

   Está é uma cidade de muitas histórias. Igrejas Milenares. A Catedral de Santa Maria, Sé de Braga tem mais de 900 anos. Nela estão obras da maior importância. Uma delas é o túmulo do Infante D. Afonso, filho da D. João I e sua esposa D. Filipa de Leucastre, herdeiro do trono.

 

   A Imagem de São João Baptista (Padroeiro de Rio Claro) merece destaque.

 

   Outra igreja importante estava envolvida pelas nuvens, nesta nossa visita, trata-se da Bom Jesus do Monte, acesso pelo bondinho ou por estrada pavimentada. Lá estão as estatuas dos apóstolos e também de Poncio Pilatos. Além disso, há que se observar o Jardim de Santa Barbara; o Mosteiro de São Martinho dos Tibães; o Arco da Porta Nova, o Museu de Arqueologia.

 

   O Centro Histórico da Braga é modelar. Construções com raro valor arquitetônico. As vielas são muito interessantes para observação. Mas a cidade moderna de Braga apresenta lindas avenidas. As Avenidas Central que se encontra com a da Liberdade são inteiramente ajardinadas e não aceitam circulação de veículos automotores. É algo que merece total valorização.

 

   Ao final de nossa visita, a Universidade do Minho com muitos cursos importantes.

 

   Ali está Braga com os registros de suas diversas épocas.

clique nas imagens para amplia-lás

O CASTELO DE GUIMARÃES, EM PORTUGAL

Cláudio Antonio Di Mauro – Diretamente de Braga, Portugal

 

   Apresento para vocês um Castelo que tem mais de 900 anos. Sua construção teve início nos primeiros anos do Milênio 1000. Ali está o que chamam em Portugal de Berço da Nacionalidade.

 

   Nele deve ter nascido D. Afonso Henriques. Contudo, foi mandado construir pela Condesa de Mumadona, Condessa do Condado Portucalense no século X. Interessante observar a catapulta. O Castelo foi reformado e ampliado para se tornar em uma fortaleza inatingível pelos inimigos.

 

   Só depois de atacado por árabes e normandos chegou o tempo de paz, quando o Castelo entra em um período de abandono. No século XX foi transformado em Monumento Nacional. No seu espaço estão capelas e tumbas de heróis portugueses.

 

   Ainda com chuvas, a visita ao Castelo de Guimarães é muito interessante.

clique nas imagens para amplia-lás

INUNDAÇÃO DA REGIÃO CENTRAL DE PORTUGAL, EM 11.JANEIRO.2016

Cláudio Antonio Di Mauro – Diretamente de Lisboa, Portugal

 

   Viajando de trem entre Vigo - Porto - Lisboa registrei a imensa cheia que afetou as planícies e os terraços fluviais de Portugal Central. Rios correndo acima de seu leito médio ou leito normal. A Região de Coimbra foi muito afetada.

 

As fotografias que levantei foram com o trem em movimento e com vidros fechados. A chuva não permitiram que vidros ficassem abertos. Também a temperatura fora do trem estava a cerca de 7ºC. Com os vidros fechados, dentro do comboio (como chamam os portuguese) estávamos com agradável temperatura de 21º C.

clique nas imagens para amplia-lás

SANTIAGO DE COMPOSTELA: A CIDADE DOS CAMINHANTES

Cláudio Antonio Di Mauro – Diretamente de Santiago de Compostela, Espanha

 

   Há muito o que ver e visitar.Neste momento a Igreja Principal está em reforma, mas sua arquitetura é preciosa. Para todos os lugares em que se caminha, Santiago de Compostela apresenta inúmeras surpresas. Visitamos o Largo das Universidades, onde estão as Faculdades de Geografia e História.

 

   No acesso à Igreja principal está a secular Faculdade de Medicina. A Cidade Histórica, seu Centro Histórico é especialmente uma aula de vida. É certo que as Histórias da Espanha e de Portugal estão muito associadas à evolução da Igreja Católica.

 

   Estão totalmente marcados os período da Idade Média e a Inquisição, formadores de cultura.A preservação deste monumentos são vinculadas à Igreja. A Região La Coruña nos ensina muito sobre a história da humanidade. Santiago de Compostela é um marco para esse entendimento.Lugar de Chegadas e de Partidas de caminhantes.

clique nas imagens para amplia-lás

AMSTERDAN - CAPITAL ECONÔMICA DA HOLANDA / PAISES BAIXOS

Cláudio Antonio Di Mauro – Diretamente de Amdsterdan, Holanda

 

   Chegamos em Amsterdam às 20 horas e tivemos 12 horas para passear por sua área central.

 

   Do aeroporto de Schiphol toma-se um trem que leva até a Estação Central. Um percurso que serve para mostrar os motivos da Holanda ser reconhecida como Países Baixos. A junção da Holanda do Norte e Holanda do Sul levou a absorção do nome Países Baixos. Mas, trata-se mesmo da Holanda.

 

   Baixos, afinal são tantos canais, tantas áreas úmidas e alagadas que o reconhecimento como Países Baixos é compreensível. A Estação Central é de uma arquitetura linda e recebe por dia cerca de 250 passageiros e visitantes. Em sua frente há um canal que oferece passeios de barco com promessas de amor.

 

   Por alí se chega ao setor histórico da cidade.

 

   Apesar da dificuldade da comunicação, em função idiomática, mas em geral os holandeses possuem boa vontade no sentido de entender seus visitantes. Comida muito boa na rua dos restaurantes nas proximidades da estação de ônibus (197) Leiden, no setor da zona central. Mesmo na madrugada de uma quarta feira, os restaurantes estão abertos e atendem muito bem.

 

   As construções em Amsterdam são algo a parte. Registramos o Hotel Mozart que é pequeno mas fica à frente de um dos canais mais importantes da cidade. Enfim, apesar de muita chuva, circulamos Claudia (minha esposa) e eu pelo centro de Amsterdam, a pé, de ônibus, de trem e ninguém nos importunou. Marquei o símbolo do Estadio holandês das Olimpiadas.

 

  Apesar do uso de drogas leves ser autorizado e livre, no relacionamento entre as pessoas não observamos qualquer espécie de violência. E isso de 22 horas até 2 horas da manhã, portanto, pela madrugada. Caminhamos pelas ruas entrais de Amsterdam, coletamos informações, dialogamos com população local e turistas... sempre dentro dos princípios da cortesia.

 

   Valeram as horas passadas em Amsterdam. Sempre a noite e sob chuvas, empunhando sombrinha.

clique nas imagens para amplia-lás

Agora queremos saber de VOCÊ: Qual a SUA OPINIÃO sobre essa matéria? Escreva. Opine. PARTICIPE!
E com a SUA ajuda que podemos deixar esse nosso sitio cada vez mais agradável aos nossos leitores